segunda-feira, 7 de julho de 2008

D.N.A.

-Diz aqui no folheto – disse Arthur, sacando o papel do bolso e olhando novamente – que eu tenho direito a uma oração especial, criada especialmente pra mim e pras minhas necessidades específicas.

-Ah, ta – disse o velho – Vou lhe dar uma oração. Tem um lápis aí?

-Tenho – disse Arthur.

-É assim. Vamos lá: “Proteja-me de ficar sabendo daquilo que não preciso saber. Proteja-me até mesmo de ficar sabendo que existem coisas que não sei. Proteja-me de ficar sabendo que decidi não saber das coisas que decidi não saber. Amém”.

É isso. É o mesmo que você fica rezando em silêncio dentro de sua cabeça, então pode falar em voz alta que não muda nada.

-Hmmm – disse Arthur – Bem, obrigado...

-Tem uma outra oração que acompanha essa e é muito importante – continuou o velho. – É melhor anotar também.

-Certo.

-É assim: “Senhor, Senhor, Senhor...” É melhor acrescentar esta parte, por via das dúvidas. Prevenção nunca é demais: “Senhor, Senhor, Senhor. Proteja-me das conseqüências da oração interior. Amém.” Pronto. A maior parte dos problemas que as pessoas enfrentam na vida vem do fato de elas deixarem essa parte de fora.

-Você já ouviu falar de um lugar chamado Stavromula Beta? – perguntou Arthur.

-Não.

-Bom, obrigado pela ajuda - disse ele.

-Não tem de quê - disse o homem sobre o poste, e desapareceu.

------------------------------------

Esse trecho foi copiado caracter por caracter do livro que estou lendo atualmente: Praticamente Inofensiva, de Douglas Noel Adams.
Praticamente Inofensiva é o quinto livro da série Guia do Mochileiro das Galáxias, a trilogia de 4 livros e mais um extra escrita pelo grande humorista/filósofo/gênio britânico.
Coloquei o trecho aqui porque ele resume bem o "clima" de humor filosófico e non-sense da série. Fica aí como sugestão de leitura, que passa a ser obrigatória caso você curta esse estilo. Se você curte Monty Python, tá MUITO indicado, caso você por algum motivo ainda não tenha lido...
Douglas Adams é uma das minhas maiores (acho que a maior, pra falar a verdade) influências pra "escrever".




Eu normalmente não faço isso, mas hoje gostaria de pedir pra todo mundo que ler comentar esse post, se possível. Se curtiram o trecho, se já leram os livros, se prentedem ler, se torcem pro Internacional de Bebedouro, se imprimem desenhos mal feitos em preto e branco, se acham a nova lei seca legal, ou qualquer coisa assim.
Valeu!

3 comentários:

Starkiller disse...

vou pesquisar esses livros ai porque sou um grande fã de monty python
:D

Delirium disse...

eu torço pro Internacional de Bebedouro ^^

Issue disse...

Eu estou lendo... o primeiro livro ainda, mas já saquei qualé a do cara.


E sim, ele é um gênio.