terça-feira, 4 de maio de 2010

A Noite Mais Densa

eu voltei He-Man!!

Cara, Geoff Johns plantou pistas em mil lugares, cruzou referências quase invisíveis entre o passado, presente e o futuro de toda Tropa dos Lanternas Verdes para criar as demais tropas, e os principais eventos da saga Noite Mais Densa. Tem tanta coisa a ser dita, que escrever uma resenha sobre isso é no mínimo cansativo... Mas vamos tentar, Sapão pediu.

Na trama, uma antiga e quase esquecida profecia esta prestes a se cumprir; uma guerra de luz faria o universo tremer, e a Noite Mais Densa então chegaria, levantando os mortos dando um fim à todo vida. As tais cores em guerra, seriam as diferentes novas tropas de lanternas, cada uma representando um sentimento; É difícil o leitor não se sentir meio tonto com o Johns metralhando anéis e personagens novos em cada edição. MAs isso não é uma reclamação, como disse antes, o cara tem todo um background, mas  num primeiro momento ele faz renascer aquela sensação de "novidade" que temos quando começamos a descobrir os quadrinhos.
Acho que é o melhor momento da carreira dele.

Então, com lanternas negros zumbis voltando para devorar o coração dos vivos (sendo bem literal), os líderes das tropas precisam por suas diferenças de lado e rumar para a Terra, para acabar com a bateria negra, que abastece os anéis. Hal Jordan, Sinestro, Carol Ferris, Larfleeze, Índigo-1, Atrocitus e, Saint Walker formam um grupo com uma dinâmica tão divertida, que acho que nunca vi igual. Não da vontade de para de ler.

Noutro front, vemos como os outros lanternas fazem sua parte para salvar o dia, Guy Gardner, Kyle Rayner, John Stewart, Kilowog e mais um milhão de outros, precisam deter um planeta inteiro de lanternas negros. É a maior batalha da vida deles... ao menos essa semana.

Os velhos problemas do Johns ainda estão lá, ele parece que não aprendeu a supera-los, mas ao menos os contornou bem. Ele sempre precisa de uma página dupla mostrando centenas de personagens trocando tapas, de cenas de ação épicas sempre que for possível; esse tipo de coisa diminui o impacto quando algo realmente grande tem que acontecer. Além disso, o cara , não sabe escrever pra o novo mercado de quadrinhos, seus personagens tem umas marcas de "americano patriota" que são totalmente irritantes, mesmo os Guardiões de Oa são sucetíveis a máximas do povo da torta de maçã: "Você é um terroristas, e nós não negociamos com terroristas". Não quero que os personagens finjam que não são americanos, mas tem algumas coisas que passam dos limites, e, os seres mais antigos do universo disparando uma frase Charles Bronson dessas, certamente é cruzar o limite. Felizmente acontece pouco.

o bom, o mal e o feio... se unir ou ser devorado!

Como todo evento da DC, nós temos três linhas de revistas; As que importam realmente, onde acontecem as grandes decisões; As que contam os eventos secundários, que interferem direta ou indiretamente no desfecho da primeira; E as outras que, não são mais que tentativas desesperadas de tirar algun dinheiro dos fanboys, e alongar a duração da saga. É por isso que A Noite Mais Densa tem, 75 edições, que até é pouco comprada a eventos anteriores, mas que seria ainda menor, se cortassem toda a palhaçada de "Batman Noite Mais Densa", que só serve pra dizer, "sim, eles estavam por aqui quando aconteceu", por que não tem relevância nenhuma; os tie-ins do Sexteto Secreto e da Patrulha do Destino também são patéticos.

Resumindo, além de Lanterna Verde, Tropa dos Lanternas Verdes e a mini-série principal, Noite Mais Densa, quase nada realmente vale ler, exceto talvez pelas minis do Flash e da Mulher-Maravilha, por estarem em momentos bem únicos de suas carreiras.

Aquaman só fica foda depois de morto...

Mas afinal, que diabos eu posso adiantar pra vocês ? Bom, posso garantir que muita coisa vai ser revelada, muita coisa interessante. Por exemplo, o que a Terra tem de especial, porque somos o centro do multiverso e tudo sempre acaba vindo pra cá ? Porque ir e vir do além túmulo é tão fácil quanto fugir do Arkham ? Leiam e descubram.

Se alguém quiser conferir o arco, é só clicar AQUI. (DSC sempre facilitando minha vida.)

eu mesmo fiz uma lista das edições mais importantes, só clicar AQUI, pro pessoal mais ocupado/preguiçoso.

Nenhum comentário: