quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

O Método Morrison de Fazer Quadrinhos



Não é segredo pra ninguém que Grant Morrison foi o responsável pela minha formação como leitor de hq's (já devo ter contado isso por aqui, mas vamos lá); um colega de aula me emprestou uma pilha de revistas velhas, todas elas da série "DC 2000", onde dentre outras coisas era publicada a série do Homem-Animal escrita pelo tal escocês careca. Senti como se meu cérebro fosse explodir tentando absorver todos aqueles conceitos científico-filosóficos que saltavam das páginas daquela revista, e posso dizer que fiquei extasiado e triste quando, na sua última edição escrevendo o Homem-Animal, Morrison encontrou-se cara a cara com o personagem, para explicar que ele era apenas um personagem de histórias em quadrinhos.
 
Sem exageros posso dizer que só apartir daí REALMENTE tornei um leitor de quadrinhos, mas antes disso, me tornei um fã de Grant Morrison. Daí pra frente li muuuuuita coisa de muita gente, muitas obras me marcaram e hoje tem um lugar especial nessa grande prateleira de comics que é o meu coração (ui!!); MAS essa semana li algo que me fez recordar muito do meu primeiro contato com Morrison: Superman All Stars.

Como a maioria das coisas que eu leio e gosto bastante, não quero falar nada relacionado a esta mini-série, só espero que quem não leu ainda leia, por que é uma ode ao passado esquecido e ao futuro remoto de um dos personagens mais populares da História; Morrison resgatou com genialidade alguns elementos da Era de Ouro, os misturou com os conceitos criados por ele mesmo no megaevento DC 1000.000 (como a Tropa Superman, e Solaris). Até mesmo Jimmy Olsen retorna da terra dos personagens apagados para ter certo destaque nas tramas (a edição que mostra Jimmy vestido de mulher é uma referencia a uma das histórias favoritas do Morrison).


Quem quiser baixar é só dar uma olhada no NCLinks

PS: Sim acabamos assim por hoje... mais um daquelas post de má vontade... o início do ano não me tem inspirado muito. Dois anos de blog, feliz aniversário pra Nuvem...

Nenhum comentário: