quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Zumbis Digitais - Parte 02 (RE5)

No 4, tinhamos o Leon, de volta aos holofotes (o cara apareceu no primeiro, mas é citado ou faz aparições em quase todos os jogos).

Bom, pra começar, um resumo da história do jogo, com base nos meus parcos conhecimentos em inglês e meu desdém total pela história fraca: Chris e sua nova parceira, Sheva, trabalham pro BSAA (não oque significa) e estão numa missão, na África; dá uma baita merda, os Majini (uma tribo africana, com Oroboros nas veias, e ódio no coração) se enlouquecem e começam a tocar o horror... Sheva e Chris pegam suas armas e partem pro pau.

Se no RE4 os dialogos eram meio bobos e poucos personagens tinham carisma... em RE5, os dialogos estão ABSURDAMENTE CLICHÊS, chegando ao ponto de serem irritantes; e dos personagens, não há se quer um que realmente seja cativante. Parece que a história foi escrita por um roterista de filmes do Van Damme ou coisa assim, todos os clichês estão lá... o covarde feioso, a vilã executiva e o cara-malvado-indiscritívelmente-poderoso, que certamente será vencido no final do jogo.

Se o roteiro vai mal das pernas, a qualidade técnica vai bem, obrigado, o jogo tem gráficos ainda mais realistas que o antecessor, os músculos e as expressões faciais estão muito bem definidos, chegando num nível incrível; falta arrumar aqueles bug's clássicos com as portas, que sempre deixam o inimigo "vazando", quando ele está escondido atras dela.

No engine, a mudança fica por conta de uma pegada mais "realista", em todos os outros jogos da franquia, quando você parava pra fuçar no inventário, o jogo todo parava, e você, com a maior calma do mundo, fazia o que tinha que fazer, e só então voltava pro "mundo real"... MAS, agora, a coisa não é bem assim!! Enquanto você escolhe que item pegar, o jogo continua, os majinis te batem, te ateiam fogo e o caralho!! Isso realmente é bacana, por que te deixa "no clima" o tempo todo.

O sistema de upgrade continua, mas INFELIZMENTE, em nome do "realismo" perdemos um dos personagens mais queridos dos fãs do último jogo... o Mercador; agora, toda compra/venda/upgrade de arma é feita entre as fases... Eu sinceramente espero ver o Mercador voltando em breve!!

As mudanças acabam por aí ? Nããão, não acabam, como eu disse antes, Chris tem uma parceira, Sheva, e ela te acompanha o jogo inteiro, te "ajudando" a sobreviver. Ou ao menos é oque se pensa até jogar mais que dois minutos, a burrice artificial dela, na maioria das vezes, só te põe em roubada, ela gasta munição, usa item de cura quando não deve, vira as costas para inimigos... enfim, ela é igual à Ashley (garota-peso-morto) do 4, mas com uma Ak-47.

No final das contas, esse é um jogo nota 7,0; não mais que isso, mesmo o clima de ação sendo bacana, o desleixo com um bom segmento da história, torna tudo muito "esquecível", e transforma o novo Resident Evil em apenas outro jogo de matar pessoas.


CINCO CONTRA UM
(cinco pontos negativos e um positivo a respeito do jogo)

  1. o Mercador sumiu e isso me entristesse, mesmo...
  2. os roteristas continuam com a mania irritante de transformar os vilões em monstros gigantes!!
  3. a tentativa de criara outro "maluco da serra-elétrica", não ficou tão legal, gostamos mais do original...
  4. os cenários e todo sistema das fases é totalmente chupinado do jogo anterior... que preguiça hein, disigners!!
  5. Albert Wesker, o vilão de tantos RE's, foi transformado em um figurante de Matrix, com roupas e poderes de que caem de uma forma RIDÍCULA pro personagem!!

E, a notícícia boa, é que... OS LICKERS ESTÃO DE VOLTA!! E MAIS FODAS DO QUE NUNCA!!.




E, pra concluir, quero dizer que, se tem algo que é incontestávelmente bem feito em relação a estão tão maltratada franquia, esse algo, é a campanha atual de divulgação dela, que inclui vídeos mostrando o que ocorreu com Sheva e Chris no fim do jogo, e também, tem o blog de um dos personagens do RE5.

Mas, como sou filho da puta, só largo os links dessas porras, no próximo post, por que agora, tô loco de sono... Bom apocalipse zumbi para todos.





se não dá pra por o Mercador... que seja a filha dele então!!

Nenhum comentário: