sábado, 19 de janeiro de 2008

A Família Dinossauros


Cara, é foda achar assunto pra postar em blog. Acho que hoje mais do que nunca eu admiro o povo que sustenta blog com postagem diárias por tantos anos...

Bom, depois de muito refletir, procurar inspiração e o caralho a quatro, acho que encontrei um assunto legal. Um seriado que fez parte da infância de todos na minha geração (infância nos anos 90), a grandiosa Família Dinossauros (pode ser Família Dinossauro também, o povo é que manda)!

Caralho, quantas horas da minha vida eu não gastei assistindo o Baby dando paneladas na cabeça do Dino, gritando "não é a mamãe", vendo o Bobbie questionando a sociedade, a Zilda enchendo o saco do Dino, e por aí vai. Eu me divirti muito assistindo, acho que tinha umas 3 fitas VHS com episódios. E de repente isso sumiu da minha vida, com um hiato de vários anos sem nem lembrar que existia.

Até que uma noite assistindo a Band há uns 2 anos atrás, vi que eles estavam passando de novo. Meu Deus, que puta nostalgia que veio conforme eu assistia! Se me perguntassem antes, eu não saberia descrever quase nada dos episódios, mas agora, conforme eu ia assistindo ia lembrando exatamente o que acontecia, por vezes lembrava inclusive da miha reação ao assistir os episódios quando era pequeno.

E o mais legal de tudo isso, foi perceber como agora o seriado fazia muito mais sentido pra mim. Cara, aquilo diverte crianças, mas também tem umas críticas fodas demais, em cada episódio você vê eles destruindo o padrão "American Way of Life"! E é impressionante como um sitcom de 1991 (à 1994) pode se manter atual depois de mais de uma década.

Um dos meus epoisódios preferidos, é o 42(de 1993), "O Casamento de Roy", cujo nome em inglês, muito mais interessante, é "Green Card". Nesse episódio, Pangéia entra em crise, Dino e Roy são demitidos de sesu trabalhos. Procurando um bode expiatório, o governo coloca culpa nos dinossauros quadrúpedes! Bem, a situação é a seguinte: os quadrúpedes, oriundos de outra parte do continente, vêm atravessando o mar (ou rio, não me lembro) que separa essas partes, se tornando imigrantes, que acabam por "roubar os empregos dos bípedes", aumentar a miséria, etc. O governo então, proíbe a permanência dos quadrúpedes, a não ser que sejam casados com um bípede, e começa a mandá-los de volta. Inicia-se a construção de um muro para evitar a travessia. Muitas pessoas inclusive morrem na construção do muro, se não estou enganado. Bom, na frente desse background tem o drama da Monica (aquela pescoçudona, amiga da Fran), que, para não ser exilada, aceita se casar com Roy (que é fudidamente apaixonado por ela). O Dino, cabeça-dura, obviamente acredita no governo, e se colocoa contra isso.

Lembra algum fato da política americana?

Outro episódio muito foda, é o 31, "Censura na TV" ("Baby Talk"), em que o Dino, revoltado com os "palavrões" que Baby aprende com a TV, forma um grupo de pais e vai falar com as autoridades a respeito. As "autoridades", personagens engraçadíssimos, claramente sem inteligência alguma, acabam gostando da idéia de censurar ("hei, pra que censurar só palavras? vamos censurar idéias também!"), e soltam uma lista com itens agora "proibidos". É engraçado ver o pessoal do trabalho do Dino lendo a lista ("agora o número 8 está proibido. Devemos contar 5, 6, 7, não é 7, 9, 10"). No final, o Dino se arrepende da sua ação, e diz que é melhor que os pais eduquem seus filho, não devem deixar esse trabalho para a TV.

A "Guerra do Pistache", episódio em duas partes, também é bem legal, crítica fudida à mania de guerra americana, mostrando o desespero da família quando Bobbie é convocado. O motivo da guerra é que os bípedes acabaram ficando sem pistache devido à uma crise.

Também não se deixa de lado costumes toscos, lá representados pelo Dia do Uivo, o Dia do Arremesso, o Dia da Geladeira, entre outros. O machismo também é bastante abordado.

Enfim, tem um porre de coisa legal na Família Dinossauros, não é só mais um seriado infantil débil-mental, e nem se esforça pra parecer educativo sendo mala. Como dizem, é pra "crianças" de oito a oitenta anos.

Vale a pena conferir, e se você já o via na infância, vale a pena correr a trás novamente, dá pra aprender bastante =)




Yeh, o difícil é achar um assunto pra postar, depois que se acha o negócio flui.
Acho que tô gostando disso.



by zarpimpao =]

Nenhum comentário: