segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

MPB DO FUTURO ?? (ou underground do presente)

Você conssegue imaginar que um dia essa figura aí em cima possa ser considerada um dos alicerces da música nacional ?


Quando se fala em "música brasileira", as pessoas devem pensar em caras "consagrados" (que na verdade são chamados assim por uma minoria pseudo-inteclectual) como Caetano Veloso, Gonzaguinha, João Bosco, João Gilberto, Toquinho, Tom Jobim e outra infinidade de nomes dos quais eu não saberia citar a letra de nenhuma mísera música, mas que ainda assim são conhecidos...Notei que a música nacional sofreu uma transformação bem grande nos últimos anos (claro que pra não sermos assim tão pragmáticos, podemos dizer que essa mudança vem ocorrendo lentamente há um bom tempo), já notaram as bandas que vem surgindo ?

Não só "estão aí" como fazem um certo sucesso!! Culpa do avanço tecnológico, claro, midias derrubando uma tonelada de informação na gente...mas o caso é que essas bandas não tem NADA em comum, é uma nova onda, mas não é new wave, não é grunge, punk, gótico, sertanejo ou qualquer outro termo que possa enquadralas de forma geral ou pessoal.São bandas que eu, no alto da minha inteligência, só poderia definir como "bizarras"...no próximo parágrafo vocês vão entender exatamente do que eu tô falando.

Vejam esta nossa safra de demência musical!! Vejam como é linda e única cada uma dessas bandas um tanto non sense...Cansei de Ser Sexy (sem sombra de dúvidas a mais cult e conhecida, que faz mais sucesso lá na Europa que aqui...mas quando vem é pra tocar nesses eventos "cools" como o Tim Festival) ; Rogério Skylab (é, é o aquele cara maluco que aparece no Programa do Jô, e faz músicas com uma certa escatologia lírica...só da pra definir assim mesmo) ; Zumbi do Mato (que já passou pelo selo da "Qualé Maluco Records" do Bnegão, mas atualmente está na "Tamborete", os caras critícam nossos costumes de forma tão sútil e engraçada que é difícil entender) ; UDR ( auto intitulados uma banda de "pagodão anti-cósmico da morte", eles chingam e ofendem como nimguém na música jamais fez, o alvo favorito deles é a Igreja, mas também adoram falar mal dos ouvintes), enfim...já tô aqui a certo tempo e nem citei o Móveis Coloniais de Acaju ou do Carnal Designer...sempre vai ficar uma banda de fora dessa listinha..mas é só pra entenderem como temos nas mãos uma oportunidade única de:

1) aproveitar esses artistas únicos e essa forma (quase que) inovadora de fazer música

ou...

2) fazer como nossos avós, torcer o nariz e sair da sala


Possivelmente foi outro post confuso e desnecessário, mas tô me esforçando pra que fique melhor...e pra tanto, vamos para a conclusão...

Em 2040 quando eu for um velho canceroso e saudosista, não vou ouvir "Aquarela do Brasil", e sim "Cadê meu pau" do Skylab...vejam bem!! Depois dessa eu me obrigo a ir embora!!

PS: meu download do cd do Zumbi do Mato já tá quase acabando.

Nenhum comentário: