segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Se você tivesse que indicar um livro hoje...


Alguns livros prendem nossa atenção. Lemos sem perceber que o tempo está passando.

O último livro que me prendeu dessa forma foi: A sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón. Um belo exemplo literário que proporciona uma leitura agradável. Uma história contada em prosa que inclui ação, romance, humor e suspense – uma opção para todos os gostos.

Mesmo conhecendo pouco da obra de Carlos Ruiz Zafón, atrevo-me a comparar A Sombra do Vento aos suspenses românticos do mestre Edgar Allan Poe, referindo-me ao clima que é criado em algumas partes da história, e aos cenários.

A sombra do vento, conta a história de Daniel Sempere. Aos 11 anos de idade, seu pai o leva a um lugar mágico, o Cemitério dos Livros Esquecidos. Poucos sabem da sua existência, e todos que passam por lá, tem por obrigação resgatar um dos livros que estão lá. Segundo a história, cada livro carrega consigo, parte de quem já o leu, então resgatando um desses, estaria resgatando muito mais do que o livro em si.

Daniel Sempere fica fascinado com a história do livro que resgatou (A Sombra do vento), e decide pesquisar mais sobre a vida do autor (Julián Carax), e acaba descobrindo que há muito mais mistério e perigo nisso do que ele previa, e que de certa forma, a história de Julían está ligada à dele próprio.

Não posso deixar de falar sobre Fermín Romero de Torres. Um ex mendigo, que foi ajudado por Daniel e seu pai. Ele é um exemplo de força de vontade e otimismo que deveria ser seguido, é o responsável pelo toque de humor do livro. Com sua forma pessoal de enxergar a vida, ao seu modo, ensina várias coisas a Daniel – uma das muitas citações do sábio Fermin: "O destino costuma estar na curva de uma esquina. Como se fosse uma lingüiça, uma puta ou um vendedor de loteria: as três encarnações mais comuns. Mas uma coisa que ele não faz é visita em domicílio. É preciso ir atrás dele”.

Fermin ajuda Daniel em sua busca pelo passado de Julián Carax, e também, a tentar descobrir quem é um misterioso incendiário que anda destruindo os raros livros que ainda existem de Julián.

A Sombra do Vento é um livro de 2006 (eu cheguei um pouco atrasada), na época ganhou vários prêmios literários e até hoje recebe elogios de críticos (e quem se importa com eles?!) e leitores, não que isso valha alguma coisa, afinal, cada um tem sua opinião. Mas com certeza se eu tivesse que indicar um livro pra alguém hoje, seria esse.

Um comentário:

BANNED disse...

o post surtiu efeito, minha namorada comprou o livro, em breve o lerei